Lourdes Cristina Printes

Engenheira Civil pela Universidade Mackenzie, Mestre em Engenharia pela  USP (1985).

Licenciada em Historia e Mestre em Educação e Supervisão, gerenciamento e Administração –USP(1986)

Abraçou a causa da preservação ambiental na construção civil desde o final da década de 80,  trabalhando para duas das maiores empresas de engenharia do país , Themag Engenharia e Figueiredo Ferraz, com projetos para grandes obras como a Usina Hidrelétrica de Itaipu, Porto Primavera e Itaparica e Rodovia dos Imigrantes  .

Fiel às suas convicções  , após um período de estudos nos EUA ( 1987) , onde conheceu a técnica da construção com EPS , sistema SIP nos EUA , que aparecia como a técnica de construção mais resistente, eficiente e de acordo com os preceitos ambientais e sustentáveis à época, na volta para o Brasil   fundou a  LCP Engenharia e Construções Ltda., empresa especializada e pioneira na construção com Painéis Estruturais com EPS no Brasil,  com mais de 35000 m2 de construções residenciais e comerciais desde 1990.

 Palestrante e Divulgadora da “Educação Ambiental e ferramentas para  projetos arquitetônicos e Construção Sustentável ” para universidades no Brasil e Exterior e Federações da Indústria e Comércio de vários estados brasileiros .

 Integrante do comitê de trabalhos e estudos de materiais, para redução dos POP(S) –( poluentes Orgânicos Persistentes ) na construção Civil junto à Cetesb .

Integrante do comitê de trabalhos e estudos junto à Câmera legislativa de São Paulo, para a redação da Legislação Nacional do Resíduo Sólido .

 Membro do comitê de materiais no Greebuilding Council Brasil , para redação de normas residências voltadas para a Construção Sustentável no Brasil, LEED® for Holms

Membro do Departamento de meio Ambiente - FIESP

 Atualmente à frente de projetos de Construção Sustentável e Educação de profissionais no continente Áfricano em parceria com o Governo Brasileiro